Turismo

Rota  das Águas e Pedras e Rota das Gemas e Joias

O município faz parte das Rotas Turísticas “das Águas e Pedras” e “das Gemas e Joias”. A beleza natural de Iraí encanta à primeira vista. A natureza privilegia moradores, visitantes e turistas com magníficas paisagens. Além disso, o município é repleto de história e misturas culturais, que fazem deste um lugar único e especial.

Estas rotas são ricas em paisagens naturais e campestres, destacando-se o brilho das Pedras Preciosas, a pureza das Águas Minerais e Termais e a Lama Negra Medicinal, aliados à diversificada gastronomia e à cultura dos imigrantes que colonizaram a Região.

Os municípios que compõem esta Rota também destacam-se pela produção de pedras semipreciosas, pelo artesanato em vime, cipó e madeira, além da pesca no rio Uruguai.

Fontes: http://rotaseroteiros.com.br e http://www.turismo.rs.gov.br

Complexo Turístico Oswaldo Cruz

O Balneário Oswaldo Cruz é o destino certo para quem busca saúde, diversão e lazer. No local, existe um fonte da qual jorra água mineral termal, alcalina, radioativa, clorosulfatada e bicarbonatada, com temperatura de 36,5ºC. Esta água é comprovadamente a melhor água mineral do Brasil e a segunda melhor do mundo e pode ser desfrutada através de banhos nas piscinas internas e externas.  A água também encontra-se disponível para o consumo.

AI/Prefeitura de Iraí
AI/Prefeitura de Iraí

Serviços oferecidos:

Piscinas: Possuem água na temperatura natural de 36,5º. Possibilita maior movimentação dos músculos e articulações. O corpo na água, perde parte do seu peso, aliviando as articulações e produzindo relaxamento muscular que associando-se a ação sedante da água faz desaparecer os espasmos musculares. É indicado,  dessa forma, principalmente para pessoas com dores articulares e paralisia de membro.

AI/Prefeitura de Iraí

-Hidromassagem: Banho realizado com água na temperatura da fonte, 36,5º, em cabine individual, com banheira de hidromassagem. Seus efeitos e indicações são os mesmos dos banhos naturais, porém acrescidos do efeito do mecanismo de hidromassagem, que faz com que os gases radioativos da água se desprendam, tornando mais eficaz o seu poder sobre o organismo. Ativa a circulação e relaxa a musculatura.

Ducha escocesa: É um jato de água quente com um jato de água fria (opcional) no final. É realizada de forma individual e em pé numa sala especial. Produz sensação de bem-estar estimulante no aparelho circulatório. Indicado contra estresse, celulite, estrias, insônia e dores lombares.

Imagem ilustrativa – Internet

– Lamaterapia: Constituída por argila, água termal sulfurosa e componentes orgânicos. Tem propriedades anti-inflamatórias, emolientes, relaxantes e revitalizantes. Indicada para o tratamento de: artrites, artroses, bursites, dores na coluna, eczemas, seborreia,  psoríase, hidratante, varizes e alergia.  Principais efeitos no organismo:

  •  Permutação: permite a troca de energia dos minerais com as partes afetadas.
  •  Equilíbrio térmico: regulariza a temperatura do órgão enfermo, uniformizando a irrigação sanguínea.
Imagem ilustrativa/Internet

– Argiloterapia: É famosa pela ação terapêutica do retardo do envelhecimento. Indicada para aliviar a tensão, fadiga muscular, insônia e má circulação. Deixa o organismo isento de radicais livres, regenera os tecidos da pele, que ressecam com a exposição ao sol e aos aparelhos de bronzeamento. Eficaz para eliminar o estresse, ativar a circulação sanguínea ou linfática, auxilia na suavização de marcas de expressão, manchas na pele, promove maior elasticidade e firmeza, proporcionando revitalização da mesma.

Imagem ilustrativa -Internet

– Chocoterapia: Procedimento estético e facial realizado com chocolate, com o objetivo de hidratar e regenerar a pele, e, com efeito anti-celulítico. Colabora no combate ao estresse, depressão e ansiedade; induz na produção de endorfinas  ( a molécula da felicidade), combate celulite e estrias.

Imagem ilustrativa- Internet

Massagem relaxante: Atua nos músculos, ligamentos e tendões, e afeta sobretudo o equilíbrio do líquidos (linfa e sangue).

AI/Prefeitura de Iraí

– Massagem com pedras quentes: Melhora as funções orgânicas. Conecta o corpo e a mente, que reenergizada, passa a ter maior influência no comando da saúde geral do organismo.

AI/Prefeitura de Iraí

-Massagem nos pés: melhora a circulação sanguínea; ameniza o estresse e relaxa;alivia dores;combate a depressão; é benéfica para o parto e pós-parto.

Imagem ilustrativa – Internet

– Drenagem: aumenta a oxigenação dos tecidos;favorece a eliminação de toxinas; aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório; aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal, dentre outras funções.

Imagem ilustrativa – Internet

– Massagem terapêutica: atua diretamente em benefício do sistema imunológico; controla a pressão arterial; alivia enxaqueca; aumenta a circulação sanguínea e o fluxo linfático; relaxa os músculos; melhora a amplitude de movimento e aumenta a produção de endorfinas.

Imagem ilustrativa – Internet

 O Balneário é cercado por mata nativa, que proporciona ao visitante sensação de paz e harmonia.

AI/Prefeitura de Iraí
AI/Prefeitura de Iraí

O Complexo Turístico Oswaldo Cruz atende das 8h30 às 11h15 e das 14h às 17h45, durante a semana e nos finais de semana.

 

Thermas Iraí

Neste espaço, os visitantes têm à disposição três piscinas, sendo uma delas equipada com toboágua. É lazer e diversão garantida para toda a família.

Contato: (55) 3745-1490

Facebook: Thermas de Iraí

 

Foto Kehl
Foto Kehl

         

 

Chapeuzinho Vermelho

O Centro de Informações Turísticas, conhecido como “Chapeuzinho Vermelho”, está localizado na Avenida General Flores da Cunha, no coração de Iraí. No local você recebe informações, tem a oportunidade de fazer uma viagem ao passado, através de fotografias, livros e objetos que marcaram a história do município.

Um dos objetos que chama a atenção é o Livro de Ouro, no qual os turistas e visitantes registravam mensagens sobre Iraí. As primeiras mensagens são do ano de 1947. A cadeira que o presidente Getúlio Vargas utilizou quando visitou a cidade, também atrai a curiosidade de quem passa pelo local.

Localização

Avenida General Flores da Cunha

Horário

De segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Sábados, domingos e feriados o horário de atendimento também é 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Contatos

(55) 3745 2047

E-mail: turismoirai@irai.rs.gov.br

 

 Ponte da Integração

 Possui 1003m de extensão e liga o Estado do Rio Grande do Sul a Santa Catarina. Quem passa pelo local tem a oportunidade de desfrutar da bela paisagem formada pelo Rio Uruguai associada ao verde das matas.

 

Camping Municipal

Para quem deseja ficar ainda mais próximo da natureza, o camping municipal é uma boa pedida. Localizado próximo ao Rio do Mel, e a poucos metros do Balneário, oferece ótimo espaço para acampamento, churrasqueiras e serviço de bares.

 

Calçadão da Avenida General Flores da Cunha

Este é o local ideal para quem deseja relaxar e ao mesmo tempo ficar próximo da natureza. A mata nativa preservada proporciona uma sensação de paz, tranquilidade e harmonia.

AI/Prefeitura de Iraí

Café colonial

O café colonial é uma das mais autênticas tradições da cultura e da cozinha alemã. As mesas repletas de cucas, pães, schmier, nata, queijo, salame, mel, queschmier, morcillas, conservas, chocolate quente, café, chás, wafles, tortas, são algumas das delícias disponíveis nesta refeição. Em Iraí, estas gostosuras podem ser provadas na “Casa do Pastor”. O local recebe esta denominação em função da proprietária, Edela  Heytt Wartschow ter sido casada com o já falecido pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Arno Wartschow. Atendimento exclusivo por agendamento.

Agende pelo fone: (55) 3745 – 1239

Foto Kehl

Reserva Indígena

Para quem deseja ampliar os conhecimentos sobre a cultura e as tradições indígenas, visitar a aldeia Kaingang é uma ótima opção. No local, a dança típica é o principal atrativo. Os visitantes também podem adquirir peças artesanais confeccionadas pelo grupo.

Trilhas ecológicas

Em meio à mata preservada, as trilhas são uma excelente opção para quem deseja ficar mais próximo da natureza e relaxar. Estão localizadas no Parque do Balneário.

Foto Ediner Kehl

Passeios ciclísticos

Pedalar além de manter a saúde, é uma forma de conhecer novos lugares e aproveitar ainda mais as belezas naturais de Iraí.

Está interessado em realizar um passeio de bike? Ligue: (55) 9 9156-3056 – Falar com César Balen (Serviço particular)

Foto Kehl

 

Passeios de barco

Fazer um passeio de barco é um programa clássico em Iraí, que permite conhecer as belezas que cercam o Rio Uruguai por ângulos diferentes.

  Ficou interessado? Ligue para (55) 3745- 1320 – Falar com Tiago Gadonsky (Serviço particular)

Foto Ediner Kehl