Turismo

Chapeuzinho Vermelho – Centro de Informações Turísticas

Na Secretaria do Turismo, Indústria e Comércio, o turista encontrará um acervo de fotos antigas e vários artefatos que fizeram parte da história de Iraí, entre eles a cadeira que o ex-presidente da República, Getúlio Vargas, sentou em sua visita ao município.

End.: Avenida Flores da Cunha
Contato: (55) 3745-2047

Passeios pelo rio Uruguai

O rio Uruguai junto com a mata nativa forma uma das mais belas paisagens do Rio Grande do Sul. Se a sua intenção é relaxar e esquecer a rotina do dia a dia às margens de um rio de águas límpidas, o Rio Uruguai oferece inesquecíveis lembranças àqueles que se banham em suas águas e visualizam o pôr-do-sol refletido em sua superfície. Nele encontram-se as seguintes espécies de peixes: Surubi, Dourado, Piava, Cascudo, Jundiá, Pintado, Lambari entre outros.

A partir desta temporada o visitante poderá passear de barco e passar horas apreciando os mais lindos cenários da natureza iraiense. A largura média do rio no município é de aproximadamente 700 metros.

Obs.: Serviço particular. Informações na SEMTUR.
Contato – (55) 3745 – 2047

Balneário Oswaldo Cruz

Construído sobre uma fonte, da qual jorra água mineral termal, alcalina, radioativa, clorosultatada e bicarbonatada, com temperatura de 36,5ºC, o Balneário Oswaldo Cruz é uma ótima opção para quem deseja desfrutar dos poderes medicinais das águas termais, aliado à tranquilidade de um parque cercado de belezas naturais e opções de lazer. As piscinas com água mineral termal e os banhos oferecidos são a própria fonte da juventude à sua disposição.

Reserva Florestal Bosque Sagrado

No complexo turístico Balneário Oswaldo Cruz, o turista encontrará um bosque de aproximadamente cinco mil metros de extensão e dois de largura, propício para caminhadas, passeios ciclísticos e um bom lugar para descansar à beira do rio do Mel.

Pedras Preciosas

A região do Médio Alto Uruguai é rica em pedras preciosas, sendo encontradas as pedras Citrino, Calcita, Gipcitos e Ametista.

Lojas de pedras preciosas e semipreciosas em Iraí:

Bellaver Pedras Preciosas

End.: Rua João Carlos Machado. 267
Contato: (55) 3745 – 1407

GG Pedras

End.: Rua Ibirapuitã, 194
Contato: (55) 3745-1601

Ponte da Integração

O município de Iraí é brindado pela Ponte da Integração, que liga o estado do Rio Grande do Sul aos demais estados brasileiros. Com uma extensão de três quilômetros, a ponte é emoldurada pelo Rio Uruguai e suas margens de mata nativa, há muito vem integrando culturas e costumes. É uma das mais belas paisagens que o turista não pode deixar de conhecer.

Cultura e Artesanato Indígena

Em Iraí encontra-se uma reserva indígena Kaigangue. Visitando a reserva tem-se a oportunidade de assistir apresentações de danças típicas, além da mostra e comercialização de artesanato. O artesanato Kaigangue, é considerado um dos melhores do estado. Na reserva vivem aproximadamente 560 indígenas.

Camping municipal

A cidade Saúde tem uma excelente área de camping às margens do rio do Mel, onde se pode curtir o melhor da natureza. Trata-se de um local amplo com uma ótima infraestrutura para acampamentos, festas, bares e para curtir momentos de lazer com a família e amigos.

Autor: Fernando F. Sucolotti