Servidores participam de curso sobre paisagismo

Os funcionários das Secretarias de Obras e de Turismo participaram na terça (27) e na quarta-feira (28), à tarde, de um curso sobre paisagismo promovido pela Emater, com a colaboração do Sicredi. Ministrado pelo renomado paisagista Toni Backes, da cidade de Nova Petrópolis, RS, o mesmo faz parte da Campanha Regional “Minha  Propriedade, Meu Paraíso”. A Campanha é desenvolvida em 42 municípios. Em Iraí, a mesma é intitulada  de “Projeto Iraí linda de se ver, viver e conhecer”.

Os assuntos abordados por Backes tiveram como tema central o paisagismo regenerativo, que é uma vertente da permacultura e está diretamente ligado ao paisagismo ecológico. Desta forma, é necessário entender o ambiente, as funções e expectativas, procurando causar o mínimo impacto no mesmo. Sendo que o paisagismo é a ligação entre as pessoas e o ambiente construído.

Também participaram do encontro a chefe do Escritório Municipal da Emater, Vanessa Dal Canton; extensionistas rurais da Emater; integrantes do grupo “Caminhos Águas e Matas” e alunas do magistério do Instituto Estadual de Educação Visconde de Taunay.

O prefeito Antonio Vilson Bernardi; o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Ediner Kehl; o gerente da Emater Regional, Luciano Schwerz;  o gerente da agência do Sicredi  de Iraí,  Rodrigo José Stefanello e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sérgio Gnoatto, também marcaram presença na abertura.

O projeto terá continuidade com as famílias integrantes do roteiro turístico rural “Caminhos Águas e Matas”. Na quarta-feira, 5 de setembro, o grupo irá até o município de Liberato Salzano,  com o objetivo de conhecer a composteira municipal, pois saneamento básico  também será um dos assuntos trabalhados. Além disso, ocorrerá visitação a uma floricultura cuidada por uma agricultora e a um horto.

Chefe do chefe do Escritório Municipal da Emater, Vanessa Dal Canton; gerente da Emater Regional, Luciano Schwerz; prefeito Antonio Vilson Bernardi e gerente da agência do Sicredi de Iraí, Rodrigo José Stefanello