Secretaria da Saúde promove ações de conscientização contra o Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal da Saúde, através das agentes de endemias Sandra da Costa e Idenara de Oliveira, juntamente com a enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Amanda Lucca, desenvolveram durante o mês de novembro atividades educativas nas escolas do município. Na conversa com os alunos, as profissionais reforçaram a importância da prevenção como forma de combater o mosquito. A ação de conscientização também ocorreu na I Mostra Cultural e Pedagógica das Escolas Municipais e APAE, com a distribuição de  material  informativo. Um mutirão de limpeza em parceria com os agentes comunitários de saúde estava marcado para esta sexta-feira, 30, em função da instabilidade no tempo será realizado em uma nova data.

As profissionais ressaltam que no período de 26 a 30 de novembro ocorre a Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti. Responsável pela transmissão da dengue, do Zika vírus, que pode causar a microcefalia, e do vírus causador da febre Chikungunya, o mosquito põe os ovos no acúmulo de água parada e limpa e, depois de algum tempo, as larvas eclodem. “Todos devem estar alertas, pois o acúmulo de água em uma tampinha de garrafa é suficiente para a reprodução do mosquito. Atitudes simples fazem a diferença. Alguns minutos para observar o quintal e evitar o acúmulo de água são fundamentais”, destacam.

Para evitar o surgimento e a proliferação do mosquito, basta adotar algumas medidas simples:

– Fechar caixas d’água, tonéis e latões;

– Usar repelente;

–  Limpar com escovação os bebedouros de animais;

– Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo;

– Guardar pneus velhos sob abrigos;

– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

– Não acumular água nos vasos de plantas. Enche-os com areia;

– Colocar embalagens de vidro, lata e plástico em uma lixeira bem fechada ou devidamente embalada;

-Manter a piscina tratada o ano inteiro;

– Colocar areia nos cacos de vidro dos muros.

Alunos da E.E.E.F. Marechal Rondon durante orientações das profissionais
Profissionais estiveram na E.E.E.F. Bento Gonçalves, da comunidade da Vila Salete