Representantes do município participam de reunião sobre resíduos sólidos domésticos

A comissão municipal responsável por desenvolver o projeto de aperfeiçoamento das práticas para o correto destino dos resíduos sólidos domésticos, formada pela secretária municipal da Administração, Fernanda Mior, pelo funcionário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Tomas Lugarezi, o coordenado do CREAS, Marco Antonio Lira e o engenheiro agrônomo da Emater, Fernando de Rossi, participou na sexta-feira, 17, em Seberi, de uma reunião para estabelecer os detalhes do projeto e encaminhar as primeiras ações que serão desenvolvidas. A ação foi promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Cigres), Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen e a Prefeitura de Seberi.

O aperfeiçoamento das práticas existentes, conforme as entidades citadas, é fundamental para diminuir a quantidade de materiais que chegam ao aterro, aumentando a porcentagem de resíduos que poderiam ser reciclados. Diariamente, o Cigres recebe 57 toneladas de resíduos sólidos urbanos, desse total, apenas 15% podem ser reciclados. Com a  implementação do projeto este percentual chegaria a 80% (45% orgânico e 35% orgânico).

Os participantes definiram que os próximos passos serão a elaboração de materiais educativos para a divulgação do projeto; aperfeiçoamento da coleta seletiva; visitas ao Cigres; melhora das condições de trabalho dos funcionários que fazem a coleta nos 31 municípios consorciados ao Cigres; realização de reuniões entre as comissões para avaliação das atividades e a organização de um Seminário Regional de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos Domésticos.