Realizada IV Feira da Terneira e V Mostra da Agricultura Familiar

0
76

De 9 a 11 novembro, ocorreu a IV Feira da Terneira e a V Mostra da Agricultura Familiar, no estacionamento da Prefeitura Municipal e no Iraí Tênis Clube. Promovidas pela Associação dos Produtores de Leite do município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/Ascar de Iraí, Administração Municipal e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, estes eventos tiveram como objetivos promover e fomentar o desenvolvimento rural sustentável, principalmente na melhoria de qualidade da produção de leite, do setor turístico e ainda motivar a participação dos jovens no desenvolvimento das atividades em sua propriedade, a fim de aumentar a contribuição na sucessão familiar rural.

Entre as principais atrações destacaram-se o Café com Turismo – Típico Alemão, a Rodada Jovem e a escolha e premiação das melhores terneiras, realizados no sábado,10. O propósito do Café foi mostrar as potencialidades e atrativos turísticos rurais do município, pois o mesmo já é servido em uma propriedade local, sendo considerado uma experiência exitosa neste segmento.  A Rodada Jovem  foi realizada por diversas entidades, entre as quais, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e proporcionou aos participantes conhecerem métodos e novas maneiras de tornar a atividade rural rentável e prazerosa.

O potencial da suinocultura para o município; encontro de produtores de leite; assembleia do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar; artesanato; exposição e venda de máquinas agrícolas, motocicletas, orientações de cooperativa de crédito e bancos, comercialização de mudas de flores, plantas ornamentais, árvores frutíferas, troca de mudas de sementes crioulas e oficina de cultivo de orquídeas também estiveram em evidência.

O prefeito Antonio Vilson Bernardi ressalta que a parceira entre as entidades promotoras foi fundamental para o sucesso dos eventos e também é essencial para desenvolver cada vez mais a agricultura familiar e o potencial turístico do município.

Vencedores/melhores terneiras:

Novilhas da raça Jersey

– 1ª categoria: animais de 4 a 8 meses

1º lugar: Rodrigo Strojarki

2º lugar: Deoclides Menzen

3º lugar: Vânio Mior

2ª categoria: animais de 8 a 15 meses

1º lugar – Rodrigo Strojarki

2º lugar – Deoclides Menzen

3º lugar – Ezequiel Boeri

Novilhas da raça Holandesa

1ª categoria: animais entre 4 e 5 meses de idade

1º lugar – Gelson Padilha da Rosa

2º lugar – Samuel Pedroso

3º lugar – Ilario Biesek

2ª categoria: animais de 5 a 11 meses de idade

1º lugar – Silvandro Favaretto

2º lugar – Ilario Biesek

3º lugar – Adriano Bergossa

3ª categoria: animais de 11 a 17 meses de idade

1º lugar – Evandro Lira

2º lugar –  Darlan Lira

3º lugar – Moacir Pilatti

Campeã da raça Jersey

Rodrigo Strojarki

Campeã da raça Holandesa

Gelson Padilha da Rosa

 

AI/Prefeitura de Iraí

Fotos: Foto Kehl