Realizada etapa municipal da Conferência Nacional de Saúde

0
174

A etapa municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde ocorreu na quinta-feira, 21, no Auditório da Biblioteca Pública. O evento contou com a participação de profissionais da saúde, gestores, representantes de entidades, alunos e comunidade.

Durante a plenária, que teve como tema “Democracia e Saúde”, foram discutidos os seguintes eixos temáticos: Consolidação dos princípios e fortalecimento do Sistema Único de Saúde. A explanação foi realizada pelo administrador Olmir José Meneghetti, consultor em Gestão de Saúde Pública, Sócio Diretor da Empresa Conceito – Gestão e Governança Pública Ltda com sede em Maravilha-SC. Conforme Meneghetti, “para 75% da população o SUS  é a única opção de assistência à saúde”, desta maneira, ainda segundo ele, é fundamental mobilizar  e estabelecer  diálogos com a sociedade acerca dos direitos e deveres à saúde em defesa do SUS e as conferências são um importante espaço para que isso ocorra.

Em um segundo momento, os participantes formaram grupos para  discutir as propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual de Saúde, através dos delegados. A Conferência será realizada em Porto Alegre em data ainda a ser definida. Entre os dias 4 e 7 de agosto ocorre a Conferência Nacional, em Brasília, que também contará com a participação dos delegados.

Para o prefeito Antonio Vilson Bernardi, a etapa municipal da  Conferência é um importante momento para que todos os segmentos externem as opiniões sobre o SUS, para que desta forma, o Sistema cresça, melhore e se atualize.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Tomazzi Netto e o secretário municipal de Saúde, Edson Borges do Canto,  salientaram que a população deve participar de forma mais intensa, principalmente do Conselho Municipal de Saúde, o qual é importantíssimo nos rumos da saúde do município.

 

Delegados eleitos

Representantes dos profissionais da saúde –  Thales Preissler  e Ioná Mendonça (suplente)

Representantes dos Usuários – Jaqueline Sichelero e Salete Bondan (suplente)

Representantes das entidades – Sérgio Gnoatto e Márcia Adriana Matias Dazzi (suplente)

Representantes dos Gestores – Edson Borges do Canto e Roberta Grassi (suplente)

Pronunciamento do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Tomazzi Netto – Foto: Foto Kehl        
Prefeito Antonio Vilson Bernardi – Foto: Foto  Kehl                          
Secretário de Saúde, Edson Borges do Canto Foto: Foto Kehl
Palestra foi conduzida pelo administrador Olmir José Meneghetti                Foto: Foto Kehl
Delegados e suplentes – Foto: AI/Prefeitura
Foto: Foto Kehl
Foto: Foto Kehl
Foto: AI/Prefeitura