Projetos com psicólogos são desenvolvidos em escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através do psicólogo do Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB), Elisio Rosa, está dando continuidade ao projeto de educação preventiva  voltado aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais Dr.Vicente Dutra, da localidade de Santa Maria Goretti, Dr.Gaspar Silveira Martins, do bairro Vila Nova e Salgado Filho, da comunidade de Duas Pontes.

Durante os encontros, realizados semanalmente na próprias escolas, o profissional aborda de maneira dinâmica questões relacionadas à prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, como por exemplo, os malefícios da maconha, da nicotina, do álcool, tabaco, crack e cocaína. Além disso, procura fortalecer e incentivar valores essenciais, como: amor, gratidão, cidadania, humanidade, disciplina, solidariedade e ética. Temas relacionados à adolescência também fazem parte da lista de assuntos trabalhados.

Psicóloga trabalha com professores e funcionários

Enquanto Rosa trabalha com os alunos, a psicóloga Fabiane Regina Tramm,  reúne-se com  docentes e funcionários. Os objetivos são proporcionar ferramentas que possibilitem o desenvolvimento profissional e pessoal dos mesmos; desenvolver competências técnicas e pessoais, buscando ampliar a produtividade, atenção, empatia, criatividade e inovação; desenvolver competências comportamentais/individuais e aprimorar a comunicação e o relacionamento interpessoal entre colegas, pais e alunos.

Durante o treinamento, a profissional utiliza ferramentas sensoriais com base em música, jogos, dinâmicas de grupo e exercícios físicos.