Prefeitura realiza ação de prevenção e combate à dengue

A Secretaria de Saúde, através dos agentes de combate as endemias e agentes comunitários de saúde, vem desenvolvendo várias ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya.

Na tarde desta terça-feira, 5, os trabalhos iniciaram pelo Bairro Operário, sendo desenvolvidas ações de limpeza e fiscalização, e um intenso trabalho de conscientização da população a respeito das formas de prevenção e dos cuidados básicos que podem ser adotados com a finalidade de evitar o surgimento de novos nascedouros dos mosquitos.

Segundo boletim repassado, foram contabilizados 1.493 casos confirmados de dengue nos seguintes municípios que abrangem a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), sendo Rodeio Bonito o município com maior número 839, Seberi 340, Pinhal 113, Cristal do Sul 107, Pinhal 88, Ametista do Sul 57, Palmitinho 18, Erval Seco 12, Novo Tiradentes 10, Tiradentes do Sul 1, Pinheirinho do Vale 3. Já o município de Iraí registrou seus dois primeiros casos de dengue, em locais distintos na área urbana.

Os principais sintomas da dengue são:
— febre alta, de 39 °C a 40 °C, de início repentino;
— dor de cabeça;
— fraqueza;
— dores no corpo;
— dores nas articulações;
— dor no fundo dos olhos.
Ao perceber os sintomas procure o serviço de saúde imediatamente.

Métodos de prevenção:
— evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
— mantenha lixeiras tampadas;
— deixe os depósitos d’água sempre bem vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
— plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
— trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
— mantenha ralos fechados e desentupidos;
— lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
— retire a água acumulada em lajes;
— evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue e
— denuncie a existência de possíveis focos de Aedes Aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde.