Prefeitura lança programa emergencial na área agricultura

A Administração Municipal de Iraí, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, lançou neste ano programa emergencial de incentivo aos produtores de leite do Município.

Na prática, trata-se de um programa que irá auxiliar os produtores que sofreram prejuízos causados pela severa estiagem que atingiu o município, onde a prefeitura irá repassar sementes de trigo para pastagem, em quantidade equivalente à área de um hectare de cultivo para cada produtor de leite, com incentivo financeiro de 50% (cinquenta por cento) do valor total das sementes.

Em reunião, realizada na Cripta da Igreja Matriz, no dia 25 de março entre o Executivo, membros da Associação de Produtores de Leite e a Emater local, foi apresentado o programa aos 72 produtores associados. Inclusive as sementes já foram adquiridas e estão sendo disponibilizadas aos produtores que aderiram ao programa.

Para o Secretário de Desenvolvimento Rural, João Paulo Amaro, o programa de sementes vem auxiliar frente aos impactos causados pela estiagem; cada produtor terá à disposição sementes ideais para o pasto e silagem. “Duas variedades foram escolhidas: o trigo Lenox, variedade de pastejo que em boas condições de manejo e adubação chega a dar até dez rebrotes, assim proporcionando um maior prolongamento da pastagem para o rebanho; e o trigo Energix, indicado para silagem, pois apresenta boa rentabilidade com qualidade nutricional”, destacou o secretário.

A Emater, através do escritório local, está participando ativamente do projeto e irá auxiliar diretamente com orientações e acompanhamento técnico para correto manejo da cultura.