Prefeito participa de audiências em Porto Alegre

O prefeito Antonio Vilson Bernardi, juntamente com demais prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop),  participou na terça-feira, 30 de abril, de diversas reuniões em Porto Alegre.O vereador Jadir Jacinto também acompanhou as reuniões.

A comitiva esteve reunida com o deputado Eduardo Loreiro, presidente da Comissão Municipalista. Na ocasião solicitaram que seja marcada uma audiência com órgãos responsáveis para tratar sobre o Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN). Os prefeitos alegam que o Estado tem débitos com os municípios e que os mesmos com frequência são inseridos no CADIN, muitas vezes por qualquer motivos, isso prejudica o andamento das gestões e até a conquista de recursos extra orçamentais.

Na Assembleia, os gestores solicitaram o apoio dos deputados estaduais na reivindicação de recurso junto a Bancada Gaúcha Federal, para a liberação de emenda para construção das ligações asfálticas nos municípios.

A regionalização dos partos e atrasos nos repasses do Estado foram os temas da audiência com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. Conforme a secretária, o Governo propõe pagar os recursos atrasados em 36 parcelas. Caso ocorrer a venda de alguns patrimônios, o Governo poderá diminuir o número de parcelas para 16 e iniciaria os pagamentos no começo do segundo semestre de 2019, o que é uma boa notícia para os municípios. Arita destacou ainda, que o Governo não pretende mais atrasar os repasses. Sobre a regionalização dos partos, os prefeitos entregaram uma proposta para a readequação do atendimento na região. A Secretária declarou que o assunto será avaliado.

No Tribunal de Contas os prefeitos reuniram-se com o presidente Iradir Pietroski. Durante a conversa ocorreu a solicitação que os recursos aplicados a mais do que os 15 % na área da saúde, possam ser devolvidos ao saldo livre dos municípios, assim que o Estado efetuar o pagamento dos débitos atrasados, possibilitando aos prefeitos realizar investimentos em outras áreas.

Prefeitos solicitam reinício das ligações asfálticas

A comitiva da Amzop também manteve audiência com o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, marcada pelo prefeito de Frederico Westpahlen, José Alberto Panosso com a presença de professores da Universidade Regional Integrada (URI), para tratar sobre o projeto elaborado pela Universidade para asfaltamento da ERS 591, ligando Frederico Westphalen a Ametista do Sul.

O projeto está em andamento e será doado ao Estado para possibilitar a projeção de recursos para a realização da obra. Os prefeitos também solicitaram providência para o reinício das obras na ligação asfáltica entre Palmitinho a Pinheirinho do Vale, que já está licitada e aguardando o início do asfaltamento.

Situação semelhante enfrenta a obra que liga Planalto a Iraí, também licitada. Segundo Costella, estas obras são prioridades da Secretaria e estão nas mãos do Governador Eduardo Leite para definir quando se dará o início das obras.

Na Educação prefeitos pedem a volta do Pradem

Na Secretaria Estadual de Educação os prefeitos trataram sobre a reabertura do Pradem, programa que foi extinto em 2017 e que possibilita aos colégios estaduais ter acesso a guardas vigilantes.

Ainda na Educação, os prefeitos trataram sobre a cobertura dos municípios ao transporte dos alunos da rede estadual de ensino. Os gestores também solicitaram a abertura para o encaminhamento de novos projetos para melhorias na infraestrutura dos colégios estaduais.

O secretário estadual deEducação, Faisal Karam, garantiu aos prefeitos que analisará os pedidos.

Na Agricultura Covatti Filho recebeu os prefeitos

Os prefeitos da Amzop também estiveram em audiência com o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, onde ficou acertado de os municípios fazer um levantamento sobre a necessidade de perfuração de poços artesianos.

O levantamento deverá ser encaminhado à Secretaria, e provavelmente será enviada a região uma máquina para perfurar poços ainda no mês de junho e ficará sob a coordenação da Associação.

Covatti Filho também anunciou aos prefeitos que está montando uma estrutura com máquinas para auxiliar os municípios na recuperação de estradas e a expectativa é que no segundo semestre essas máquinas possam chegar a região, outra iniciativa que foi muito bem vista pelos prefeitos.

Os gestores também estarão encaminhando ao secretário Covatti uma solicitação de audiência com governador Eduardo Leite para reivindicar melhorias em diversos setores da nossa região.

Fonte: Assessoria Amzop

Audiência com o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho