Prefeito assina novo decreto sobre coronavírus

O Executivo Municipal emitiu nesta sexta-feira, 20, mais um decreto ampliando as medidas emergenciais como forma de evitar e prevenir o coronavírus no município, sendo que um primeiro decreto havia sido instituído na quarta-feira,18, e já estabelecia algumas regras.

DAS MEDIDAS EMERGENCIAIS

• Recomenda-se que pacientes com sintomas respiratórios leves (tosse seca, dor de garganta, febre, dificuldade para respirar e congestão nasal), evitem a sua circulação em ambientes com aglomerações de pessoas, bem como as pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas.
  • Determina-se que as pessoas permaneçam em suas casas, contribuindo para o isolamento social, a fim de evitar o contágio e disseminação do coronavírus.

DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, EMPRESARIAIS E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

• Fechamento dos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, pelo prazo de 7(sete) dias, a partir das 00:00hs, do dia 21 de março de 2020, a exceção de:
  • Farmácias,
  • Clínicas e laboratórios de atendimento na área de saúde,
  • Mercados e Supermercados,
  • Restaurantes, Bares, Lanchonetes e Padarias,
  • Agropecuárias, clínicas veterinárias e demais estabelecimentos de venda de produtos animais e recebimento e beneficiamento de grãos,
  • Bancos e instituições financeiras,
  • Indústria e construção civil.
  • Fica determinado às farmácias, mercados e supermercados que estabeleçam e tornem público um horário de atendimento especial para pessoas maiores de 60 anos.
  • Fechamentos dos bares, restaurantes, lanchonetes e padarias, a partir das 20h, todos os dias da semana, sendo que, após este horário somente poderão realizar o serviço de tele entrega.
  • Fica determinado as agropecuárias, clínicas veterinárias e demais estabelecimentos de venda de produtos animais que mantenham suas portas fechadas, atendendo em regime de sobre aviso e de forma individualizada, atendendo preferencialmente mediante agendamento, disponibilizando em local visível número de telefone para contato.

Orienta-se a população para que evite a aglomeração e/ou permanência desnecessária em espaços comerciais.

EVENTOS COLETIVOS

* Ficam vedados eventos e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado. Ainda, estão vedadas a abertura das sedes das comunidades (rurais e urbanas) para quaisquer atividades coletivas.

CENTRO ADMINISTRATIVO E ÓRGÃOS LIGADOS

• Fica estabelecido expediente interno no Centro Administrativo e órgãos ligados, a contar de 23 de março de 2020, segunda-feira.
  • É recomendado, a toda a população, que os contatos com todos os órgãos públicos sejam feitos de forma não presencial, preferencialmente por telefone, internet ou qualquer outro meio que não exija o contato presencial.
  • Para fins de contato com o Poder Público Municipal, sugestões, assim como solicitação de orientações ou dúvidas, ficam disponibilizados os telefones: (55) 3745-1288 ou (55) 3745-1500, e pelo e-mail: ouvidoria@irai.rs.gov.br.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

• Atendimento somente de urgência e emergência, com a prestação de informações e orientações via telefone.
  • Orienta-se que a população entre em contato pelos telefones: (55) 9 8425-3166, (55) 9 9969-9323, (55) 9 8442-4051 e (55) 3745-1110, em caso de qualquer necessidade de atendimento no âmbito da saúde e/ou dúvidas. Em caso de necessidade fora do horário, o contato deve ser feito pelos seguintes números: (55) 3745-1100 e (55) 98428-0074.
  • A dispensação de medicamento segue regular, porém preferencialmente deve ser agendada.

Vale ressaltar que o prazo de algumas receitas médicas, fica prorrogado conforme Portaria SES Nº 208/2020, também o atendimento da sala de vacinas pode ser agendado, portanto em qualquer necessidade pede-se que as pessoas façam contato via telefone.

Acesse o decreto na íntegra:http://www.irai.rs.gov.br/decreto-no022-de-20-de-marco-de-2020/