Coleta Seletiva de Lixo - Cigres

O Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES) localiza-se no município de Seberi – RS, às margens do KM 43 da BR 386, na localidade de Linha Osvaldo Cruz, no Noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

O intuito da criação do consórcio foi o de atender a demanda regional de seus municípios em relação aos resíduos sólidos, permitindo também a viabilização da implantação de novos programas e tecnologias sustentáveis.

Atualmente, o CIGRES atende 31 (trinta e um) municípios da região Noroeste do Rio Grande do Sul, sendo eles: Ametista do Sul, Barra do Guarita, Boa Vista das Missões, Caiçara, Cerro Grande, Cristal do Sul, Derrubadas, Dois Irmãos das Missões, Erval Seco, Frederico Westphalen, Iraí, Jaboticaba, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Miraguaí, Novo Tiradentes, Palmitinho,Planalto, Pinhal, Pinheirinho do Vale, Redentora, Rodeio Bonito, Sagrada Família, São José das Missões, São Pedro das Missões, Seberi, Taquaruçu do Sul, Tenente Portela, Vicente Dutra, Vista Alegre e Vista Gaúcha.

Recentemente, diante da grande geração de resíduos sólidos urbanos nos 31 municípios consorciados, o CIGRES através do Ministério do Meio Ambiente, recebeu uma importante verba, para aquisição de veículos para coleta seletiva.

Os veículos atualmente estão presentes em 09 municípios efetuando o transporte do resíduo, atingindo uma das metas do Programa Lixão Zero, que é além da eliminação dos lixões, a coleta e uma correta segregação e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos.

No vídeo, apresentamos todos os passos desde a coleta, separação e disposição final em aterro sanitário, contudo contamos com a participação de toda a população, pois a separação de materiais reciclados é de suma importância, vindo ao encontro dos objetivos do desenvolvimento sustentável, com benefícios ambientais, sociais e econômicos.