Atenção para a importância do Programa Nota Fiscal Gaúcha

Cadastro no NFG deve ser feito no site da Secretaria da Fazenda do RS

27 de Março de 2024 - Publicado às 15:57

Criado pelo Estado em junho de 2012 e administrado pela Receita Estadual, o programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) visa incentivar a cidadania fiscal e conscientizar os cidadãos sobre a importância social do tributo. O consumidor, ao optar pela inclusão do CPF na nota fiscal, passa a obter benefícios e participar de diversos sorteios, além de auxiliar entidades e contribuir para o combate à informalidade e à sonegação.

Para participar do programa, o cidadão deve se cadastrar no site da Secretaria da Fazenda do RS, escolher ao menos uma entidade social das áreas da Assistência Social, Educação, Saúde e Proteção Animal, da sua região, para receber repasses.

É possível indicar até 5 entidades, sendo uma delas que pertença a um COREDE (Conselho Regional de Desenvolvimento) diferente.

É possível fazer a alteração das entidades a qualquer momento.

Basicamente, quanto mais compras com o CPF a pessoa realizar, mais valores as entidades cadastradas receberão e maior será sua chance de premiação.

Após o final de cada trimestre apura-se a pontuação individual de cada entidade, a qual é ajustada por índices socieconômicos ou populacionais, com a finalidade de distribuir os recursos da forma mais justa possível.

Após o pagamento do repasse, a entidade tem um prazo para utilizar o recurso e, depois de utilizado, um prazo para prestar contas dos valores gastos.

Mais benefícios

A adesão da população ao NFG vem crescendo sistematicamente ao longo dos últimos anos, impulsionada pelas novas modalidades e benefícios, entre eles, o desconto no valor do IPVA. Por meio do Bom Cidadão, os proprietários de veículos inscritos no NFG que incluem CPF na hora da compra podem ter uma redução no tributo. O desconto varia de 1% a 5%, conforme o número de notas solicitadas no período.

Além disso, ao demandar “CPF na Nota”, o cidadão está “educando” a empresa a emitir o documento fiscal e, assim, informar a circulação de mercadorias (fato gerador do principal imposto estadual, o ICMS) ao Estado. O CPF é utilizado por ser um documento padronizado nacionalmente, o que facilita a participação e identificação do participante para as próprias premiações, permitindo também que qualquer pessoa do país faça parte do NFG.

Pelo Programa Nota Fiscal Gaúcha, os cidadãos cadastrados, que incluem o CPF nas notas fiscais, podem ainda receber premiações pelas modalidades Receita Certa e Receita da Sorte, que funcionam destas formas:

Siga o NFG nas redes sociais e fique informado sobre novidades e premiações

*Com informações do Governo do RS