Município realizará coleta de lixo eletrônico

Com o objetivo de proporcionar aos munícipes o descarte correto do lixo eletrônico, a Administração Municipal inicia nesta terça-feira, 21, e encerra no final de setembro, mais uma campanha de coleta deste tipo de material. Cada cidadão é responsável por levar até o Parque de Máquinas da Prefeitura, situado na Vila Militar (próximo ao CTG), o material que deseja descartar. Serão recebidos: calculadoras, brinquedos eletrônicos, videogames, celulares, carregadores, equipamentos de informática, vídeo cassete e DVD, televisores e monitores, geladeira, freezer, fogão, lavadora, ar condicionado, monitores LCD e LED e demais eletrodomésticos.

O lixo eletrônico, quando descartado de forma incorreta, pode provocar danos ao meio ambiente e à saúde da população, pois contém diversos metais tóxicos. Esses materiais também podem gerar um ciclo de contaminação do solo e do lençol freático, chegando ao consumidor final pela água.

Um computador comum tem cerca de 18% de chumbo, cádmio, berílio e mercúrio, que são metais tóxicos. O chumbo, por exemplo, é prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso.

Colabore, o descarte correto do lixo eletrônico é um dever de cada cidadão!