Município decreta situação de emergência em razão de estiagem prolongada

A Administração Municipal de Iraí decretou na quarta-feira, 22 de dezembro, Situação de Emergência em razão da severa e prolongada estiagem que afeta o Município.

A escassez de chuvas tem provocado comprometimento das reservas hidrológicas locais e, consequente dano humano no tocante ao abastecimento de água potável, principalmente as famílias rurais, as quais também sofrem com significativas perdas na produção agropecuária.

Para decretação da situação de emergência houve prévio levantamento de danos e a emissão de pareceres favoráveis por parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, da Emater, da Corsan e da Coordenadoria da Defesa Civil.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em várias propriedades rurais poços e açudes secaram e bebedouros tiveram o nível da água reduzido drasticamente, comprometendo a qualidade da água e acarretando escassez para consumo humano e animal. Diariamente, são transportadas cargas de água potável para propriedades no interior do município e para os reservatórios comunitários, que por meio das redes de distribuição abastecem dezenas de famílias.