Município adere ao SUSAF/RS

O município de Iraí comemora uma importante conquista: o ingresso no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/RS). A adesão foi confirmada através da publicação, no Diário Oficial do Estado, de uma portaria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

Conforme salienta o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Fábio Rodrigo Schnell, agora, a Inspeção Municipal tem equivalência com a Inspeção Estadual. Com a adesão ao sistema, as agroindústrias da cidade, que se adequarem aos padrões estabelecidos nas normativas, poderão comercializar os produtos de origem animal em todo o território do estado do Rio Grande do Sul.

O que é SUSAF

O SUSAF/RS é um programa que busca equidade sanitária na produção, garantindo qualidade e padrão para a comercialização de produtos regionais, sendo um sistema que permite que agricultores familiares gaúchos, registrados no Serviço de Inspeção Municipal, vendam seus produtos em outros municípios. A partir do cadastro do município, o Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), vistoria e aponta as ações necessárias para as adequações.

A implantação do SUSAF/RS regulamentado pelo Decreto Estadual n° 49340 de 05 de julho de 2012, permite aos estabelecimentos registrados nos serviços de inspeção municipais e que estejam engajados neste sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, o que só caberia àqueles registrados na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR)  por meio do Serviço Estadual de Inspeção (CISPOA). Para que os municípios obtenham, de forma voluntária a adesão a esse sistema, é necessária a comprovação da equivalência junto à SEAPDR dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização.