Melhorias no parque Balneário Oswaldo Cruz

O Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, vem realizando melhorias no parque do Balneário Oswaldo Cruz, com objetivo de embelezar os espaços públicos visando o bem-estar da comunidade iraiense e visitantes, com ênfase na temporada de verão 2021/2022.

O parque do Balneário é um local propício para o lazer em família, privilegiado por vasta natureza que encanta aos olhos de todos, trazendo a sensação de paz e harmonia. Aos finais de semana, feriados e fins de tarde, significativo número de pessoas se deslocam até o local, para usufruir do belo ambiente natural que proporciona relaxamento e tranquilidade.

A famosa escultura da Pomona, divindade romana das frutas, dos jardins e das colheitas, ganhou destaque com a realização de obras em seu entorno. A obra contou com a metodologia de Retrofit, que visa a revitalização de construções históricas preservando os aspectos arquitetônicos originais, modernizando as instalações e atualizando os componentes construtivos.

Neste sentido foi realizada a escavação do solo no local, encontrando a estrutura original da antiga piscina, sendo assim, feitos reparos estruturais e de estanqueidade, utilizando as mesmas pedras d’água da época, e aplicação de uma camada de fibra de vidro para impermeabilizar a estrutura, buscando dar destaque a água, elemento natural abundante em Iraí. Ainda, no local da piscina foi instalado um novo sistema de iluminação e revitalizado a placa inaugural do monumento histórico da Pomona.

Outras melhorias já estão planejadas para serem executadas nos próximos dias, como a colocação de placas de orientação para o turista, de preservação ambiental e também com dizeres motivacionais. Além disso, será revitalizada a área no entorno da Chaminé Histórica, da primeira fábrica de engarrafamento de água mineral e de produção de garrafas de vidro, que ganhará bancos, floreiras e iluminação, viabilizando uma praça para uso comum.

Na data de 20 de setembro, aniversário de 86 anos do Balneário Oswaldo Cruz, será realizada uma celebração religiosa, ao ar livre, nas proximidades da Pomona, para marcar a data em comemoração à existência deste prédio histórico, patrimônio cultural do Município de Iraí.