Liga Feminina de Combate ao Câncer promoverá atividades especiais

0
170

Estamos no chamado Outubro Rosa, período no qual informações sobre o câncer de mama são compartilhadas de maneira mais intensa, ações de conscientização sobre a doença são realizadas por entidades e instituições de forma mais incisiva e acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento são facilitados, tudo isso com o objetivo de contribuir para a redução da mortalidade.

Em Iraí, a Liga Feminina de Combate ao Câncer é uma das entidades que realizará ações este mês. O tema proposto pela Liga este ano é “Prevenção é o Melhor Remédio”. A programação inicia no sábado, 6, com o tradicional Chá Beneficente, no Restaurante do Hotel Iraí, às 16h. Os cartões para o evento custam R$20 e podem ser adquiridos com as voluntárias. Na quinta-feira, 18, às 14h, no Auditório da Biblioteca Pública, ocorre a palestra com Antônio Biz, cujo tema é “Saúde Integral – Autocura”. No dia 25, quinta-feira, às 19h, será realizada a Missa da Liga, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora e para encerrar as atividades, no domingo, 28, às 16h, na Praça da Matriz, acontecerá a Mateada das Amigas do Peito, com distribuição de folders sobre a prevenção.

A presidente da Liga, Maria Cristina Lima ressalta que “o Chá tem uma finalidade muito especial: reunir a comunidade e também arrecadar recursos para continuar ajudando muitas pessoas nesta difícil luta”. Ela acrescenta que as demais atividades proporcionarão aos participantes agregar novos conhecimentos, aliados com momentos de reflexão e trocas de experiências.

Saiba mais sobre a Liga Feminina de Combate ao Câncer

Fundada em 2009, a Liga conta com 15 voluntárias e assiste 10 pessoas. As ações desenvolvidas pela entidade são:

– visitas domiciliares as assistidas e suas famílias;

– amparo as assistidas com medicamentos não disponíveis na Farmácia Básica;

– amparo com alimentação;

–  transporte com ajuda de custo para acompanhante;

– ajuda de custo nos exames laboratoriais, quando necessário;

– viabilização de táxi 24 horas em caso de urgência e emergência dentro do município;

– doação de roupas e calçados recebidos pelos colaboradores

– distribuição de folders de orientação e prevenção do câncer na escolas e comunidade.

Para arrecadar recursos é realizado às quintas-feiras o Brechó e o no mês de outubro  o Chá Beneficente.

A presidente Maria Cristina Lima ressalta que a Liga está aberta para a participação de novas voluntárias. “Novas voluntárias são sempre bem-vindas, pois o funcionamento da entidade depende deste tipo de trabalho e quanto mais voluntárias tivermos, mais poderemos colaborar com as assistidas e também ampliarmos nossas ações.”