Iraí passa a contar com três ecopontos de coleta de vidro

A Administração Municipal de Iraí juntamente com a cooperativa de crédito Sicredi, instalaram nesta segunda-feira, 29 de novembro, três ecopontos de coleta de vidro no município. A ação, que contou com recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, tem como objetivo disponibilizar locais para o adequado descarte dos materiais inservíveis, no caso o vidro, material 100% reciclável, evitando o descarte em vias públicas, rios e terrenos baldios, o que pode ocasionar desde problemas de saúde a enchentes, além de aumentar os gastos com a limpeza pública.

O ato contou com a presença da Secretária Municipal de Administração Fernanda Mior, o Engenheiro Municipal Mateus A. da Cruz, o Gerente da agência local da Sicredi Jonatas Luersen e a Gerente PJ da unidade, Suzana Freitas.

Esta ação é uma oportunidade de ampliar a sustentabilidade no município, de forma que os equipamentos públicos disponibilizados se encontram aptos a receber voluntariamente os materiais produzidos em vidro, tais como: garrafas de bebidas, vidros de alimentos, frascos vazios de cosméticos e medicamentos, copos e taças de vidro, entre outros. Os ecopontos estão localizados em três locais, sendo eles: em frente a Prefeitura Municipal, no Calçadão da Avenida General Flores da Cunha e no Parque de Máquinas.

Participe dessa iniciativa, esvaziando, lavando e descartando embalagens de vidro no ecoponto de coleta mais próximo. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras, fará o recolhimento dos vidros descartados periodicamente, entregando-os junto ao CIGRES, Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos, para encaminhamento às empresas especializadas em reciclagem.

Não esqueça de descartar somente objetos de vidro, sem sacolas plásticas ou caixas. Assim, estará contribuindo com a sustentabilidade do município e preservação do nosso planeta.