Estado e União reconhecem Situação de Emergência

0
55

O Município de Iraí e região tem enfrentado severa estiagem, que vem comprometendo o abastecimento de água potável de mais de 250 famílias, além de causar graves prejuízos as atividades agropecuárias.

Na data de 22 de dezembro de 2021, o prefeito Antonio Vilson Bernardi declarou Situação de Emergência através do Decreto nº 086/2021. A situação foi homologada com o reconhecimento do Governo Federal, através da Portaria Nº 75/2022 publicada em edição do Diário Oficial da União (DOU) em 12/01/22, e também com reconhecimento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) do Decreto nº 56.313/2022.

Conforme a secretaria de Obras, Viação, Serviços Urbanos e Rurais e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, está sendo realizado limpeza de açudes e abertura de bebedouros em várias propriedades para procurar água para os animais, além do abastecimento de água potável nas caixas comunitárias e para as famílias sem acesso direto a rede de distribuição de água potável.

A situação tem piorado a cada dia devido à forte onda de calor que assola o Município e a região norte do Estado. Esse período de estiagem tem sido o pior da última década. É importante que toda a população adote medidas urgentes de racionamento de água, além de medidas para evitar possíveis incêndios devido a  vegetação estar muito seca.