Educação de Iraí é destaque na região

0
111

A educação é extremamente necessária e de fundamental importância para transformar nossa sociedade, garantir um futuro digno e melhorar  o país.

A junção da educação que vem da escola e a educação de casa é que forma verdadeiros cidadãos.

Hoje é o Dia Internacional da Educação! E aproveitamos esse dia para enaltecer  o excelente  trabalho  da  Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Iraí, que está desde 2017 envolvida em um trabalho de qualificação do ensino na rede municipal.

Segundo a secretária de Educação, Cultura e Desporto Marlisa Guerra, várias ações foram adotadas nos últimos anos que ajudaram o município  a aumentar os repasses do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica).

“Quando assumi, em janeiro de 2017, fiz uma análise e percebemos que a rede municipal vinha perdendo cerca de 40 a 60 alunos a cada ano. Isso me preocupou muito, pois se continuássemos assim, em pouco tempo não pagaríamos nem mais a folha, pois o Fundeb repassa um valor por aluno. Então, começamos a nos questionar sobre o que poderíamos fazer para mudar essa realidade”, explica Marlisa.

Então uma das primeiras ações tomadas foi a criação da educação em tempo integral no ensino fundamental.

Logo após, tivemos a implantação do maternal em escolas do município. Uma estratégia para aumentar o número de alunos foi a implantação do maternal 2 (crianças de três anos) em escolas municipais que até então atendiam somente a partir da pré-escola (quatro e cinco anos). Também  foi criado pela secretaria  uma extensão da Escola Municipal Doutor Gaspar Silveira Martins na Emei Casa da Criança, que passou a atender neste espaço estudantes do ensino fundamental, anos iniciais.

A secretária Marlisa Guerra destaca que obtiveram melhorias na infraestrutura escolar como: inauguração da a Emei Criança Feliz e também a Escola de Ensino Fundamental Doutor Gaspar Silveira Martins. Essa última ganhou um novo espaço, após cedência do Estado da antiga Escola Duque de Caxias. “Ela estava instalada às margens da BR-386, então conseguimos migrar para esse prédio cedido pelo Governo do RS, no bairro Operário, após várias reformas em toda a infraestrutura e aquisição de novo ônibus escola.

E as melhorias  nas escolas  continuam sendo feitas graças ao esforço e dedicação da secretária Marlisa Guerra, sua equipe e o aumento dos repasses do Fundeb que contribuiu para que todas essas melhorias fossem feitas.

Secretaria de Educação busca alternativas para modernizar o sistema educacional. Em parceria com uma empresa privada, foi criada uma plataforma digital para envio e realização das atividades escolares. “A plataforma será acessada por link disponível no site da prefeitura. Agora no momento estamos concluindo os cadastros dos alunos e posteriormente faremos os treinamentos com os professores e pais. Então, ela virá a acrescentar e pretendemos continuar trabalhando com a plataforma mesmo depois da pandemia”, destaca a secretária.