Dia de Campo é promovido no Município

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e o Escritório Municipal da Emater/RS-ASCAR promoveram no último dia 30 de junho um Dia de Campo, voltado à cultura de sorgo. O evento foi realizado na propriedade Sr. Adriano Eibel, na Linha Águas Frias, no interior do Município de Iraí, em uma área experimental da cultura de sorgo e reuniu produtores rurais, técnicos, representantes da Prefeitura Municipal, da Emater e da Sicredi Alto Uruguai.

A ação teve como objetivo incentivar os produtores rurais a introduzirem esta nova cultura, visto que o sorgo é uma planta de dupla aptidão, servindo para a produção de grãos e de forragens. É um trabalho que está em desenvolvimento, estimando a produtividade final de cada cultivar, assim foi trabalhado com 8 cultivares diferentes e mostrado o potencial da cultura como alternativa de plantio após o cultivo do milho.

O evento contou com a palestra do engenheiro agrônomo, Fábio Pavan, representante da empresa Pionner, que apresentou orientações sobre as diferentes cultivares de sorgo, seu manejo e resultados obtidos, e também do representante comercial Élcio Slaviero da Atlântica Sementes. O evento também contou com representantes da EMATER, Evandro Ribeiro Schnell, que compartilhou seus conhecimentos técnicos e de Carlos Roberto Olczevski, abordando assuntos importantes como o manejo e conservação do solo e água.

Segundo Vanessa Dal Canton, extensionista rural da Emater​/RS-Ascar, as palestras são chamadas estações, cada palestrante representava uma estação e abordava um assunto diferente assim agregando conhecimento ao evento.