Destine parte do seu Imposto de Renda ao FIA

Que tal destinar parte do seu Imposto de Renda devido para ações sociais? Em nosso município, os contribuintes podem realizar a doação ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). Os recursos recebidos são aplicados exclusivamente na execução de projetos sociais aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, responsável pela gestão e administração do FIA.

Para realizar a dedução, é preciso fazer a declaração pelo modelo completo. As pessoas físicas poderão doar até 6% do seu imposto devido ao Fundo durante o ano, ou 3% na elaboração do Imposto de Renda,  já para a pessoa jurídica, o limite é de 1%.

O seu imposto se transforma em solidariedade

O Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) é um instrumento de captação de recursos provenientes de fontes diversas, como doações, multas, recursos do tesouro federal, estadual, municipal, por exemplo. Estes recursos são destinados, exclusivamente, à promoção e defesa dos direitos de crianças e jovens.

Cabe aos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente a gestão e administração do FIA, fixando os critérios para a aplicação das doações e das demais receitas. Em suas diferentes instâncias, os órgãos são fiscalizados pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas.

Os Conselhos são espaços de democracia participativa, compostos por representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil, que atuam no atendimento e na defesa das crianças e jovens.

Benefícios para quem doa:

• Colabora com projetos que favorecem crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social;
  • Reforça a conquista da participação social nas decisões sobre políticas públicas;
  • Exerce a cidadania responsável.