Decreto institui medidas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus

Reprodução/Internet

Como forma de enfrentamento e prevenção ao coronavírus, e seguindo orientação da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP)  e da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs),  o prefeito Antonio Vilson Bernardi assinou decreto  com diversas medidas.  O decreto institui ainda a criação do Gabinete  Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19), com o objetivo de estabelecer e divulgar ações de prevenção à transmissão do vírus, formado por representantes de secretarias municipais, Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e profissionais da saúde.

Entre as medidas destacam-se: – suspensão por 30 dias de todos os eventos e atividades vinculadas aos grupos de idosos (3ª idade); suspensão por 15 dias, a partir do dia 19.03.2020, das aulas da rede municipal de ensino, inclusive educação infantil (creches); suspensão por 30 dias de todos os eventos e/ou  atividades promovidos pelo município que impliquem aglomeração de pessoas (feiras, reuniões,  atividades físicas coletivas, festas e audiências públicas); suspensão por 15 dias, a partir do dia 19.03.2020, das atividades nas piscinas internas e externas do Complexo do Balneário Oswaldo Cruz e acesso restrito ao público no Centro Administrativo, com atendimento em atividades estritamente essenciais, priorizando atendimento via telefone, e-mail ou outros meios online. O Decreto recomenda ainda que as associações, comunidades e demais entidades suspendam por 30 dias todos seus eventos (reuniões, festas, bailes) que promovam aglomerações, bem como as igrejas, pelo mesmo período  suspendam missas, cultos e demais manifestações com a presença de fiéis.

É importante que a população pratique medidas preventivas, como lavar as mãos até a metade do pulso, esfregando as partes internas e das unhas; usar álcool 70% para limpar as mãos antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca; tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo; evitar aglomerações; manter a distância de um metro de pessoas espirrando ou tossindo; cautela ao cumprimentar com beijos no rosto, apertos de mãos e abraços e evitar sair de casa, caso apresente algum sintoma da gripe.

A Administração Municipal orienta que a população busque informações pelos telefones 3745-1288 e 3745-1110 e pelo e-mail contato@irai.rs.gov.br. Em breve serão divulgados outros meios de contato.