Confira alguns alimentos para aumentar a imunidade

Reprodução/Internet

Com a chegada do frio e a proximidade do inverno, diversas doenças surgem, principalmente as respiratórias, como gripe e resfriado. Conforme a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Renata Fiorese, a alimentação adequada é uma importante aliada para prevenir essas e outras doenças, sendo fundamental para a manutenção da imunidade do corpo. A nutricionista sugere uma alimentação  rica em frutas, legumes e verduras, ou seja, repleta de vitaminas e minerais essenciais ao corpo humano. Ela também alerta que é necessário tomar cuidado com alimentos industrializados, assim como açúcares e álcool, por exemplo.

Separamos, com a colaboração da nutricionista, uma lista com alimentos que irão contribuir para aumentar a imunidade e prevenir doenças:

ALHO

Possui  selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Tem função imunoprotetora. O ideal é consumi–lo cru, pois o calor pode desativar os seus compostos, perdendo com isso a eficácia.

CEBOLA

O alimento possui quercitina, que é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alérgicas. Você pode usá-la em temperos ou crua na salada.

GENGIBRE

Possui importante ação bactericida, auxiliando na defesa do organismo. Também fornece boas doses de vitamina B6 e C. Pode ser adicionado no suco ( 1 colher de sopa de gengibre ralado, duas vezes por dia) ou utilizá-lo para fazer chá.

• O gengibre também ajuda a emagrecer, pois acelera o metabolismo e ajuda o organismo a “queimar” calorias.

CASTANHA –DO-PARÁ OU NOZES

Ambas são ricas em selênio, poderoso antioxidante no combate aos radicais livres, que também turbina o sistema imunológico. O consumo de uma ou duas por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio.

FRUTAS CÍTRICAS

A laranja, o limão e a bergamota, por exemplo, são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonoides e propriedades anti-inflamatórias. Aumentam a imunidade e são importantes para a prevenção do câncer e doenças cardiovasculares.

VEGETAIS VERDE-ESCUROS

O brócolis, a couve, a rúcula e o espinafre, por exemplo, são fontes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, ajudam na resistência às infecções.