Campanha de Vacinação contra o Sarampo está em andamento

0
105
Foto: Reprodução/Internet

Iniciou nesta segunda-feira, 7, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Devem ser imunizadas crianças de seis meses a cinco anos incompletos, que ainda não tenham tomado as duas doses da vacina. Esta primeira etapa segue até o dia 25 de outubro. O “Dia D” de vacinação será no sábado, 19 de outubro.

Em novembro, entre os dias 18 a 30, os jovens de 20 a 29 anos deverão tomar a vacina. Nesta etapa o “Dia D” está previsto para 30 de novembro.

De acordo com o Ministério da Saúde, a priorização do grupo das crianças menores de cinco anos, na primeira etapa, deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, considerando os surtos registrados em 2019. As crianças menores de cinco anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

A sala de vacinação da Unidade Básica de Saúde funciona de segunda a sexta-feira. No momento da vacinação é necessário apresentar o cartão do SUS e a carteira de vacinação.