Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo é prorrogada

A Secretaria Municipal da Saúde, seguindo orientação do Ministério da Saúde, prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo até sexta-feira, 14. Devem tomar as vacinas as crianças de 1 a menores de 5 anos de idade (ou seja: com até 4 anos, 11 meses e 29 dias) – mesmo as que já tenham sido vacinadas antes. No momento da vacinação é necessário apresentar a caderneta de vacinas e o cartão do SUS.

A vacina da pólio está disponível durante o ano todo nos postos e é indicada para crianças menores de um ano de idade em três doses: a primeira aos dois meses, seguidas de outras duas, aos quatro e aos seis meses, todas elas injetáveis. A proteção é completada com dois reforços da vacina oral, aos 15 meses e aos quatro anos.

Em relação ao sarampo, a proteção ocorre por meio da vacina tríplice viral, indicada no calendário básico quando a criança completa um ano. Aos 15 meses, ela é complementada com a vacina tetraviral, que protege contra as mesmas três da tríplice viral, acrescida da catapora. O sarampo não era registrado no país desde 2015. Contudo, somente neste ano, são 23 casos confirmados no Rio Grande do Sul.

Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br/

– A campanha encerra na sexta-feira, 14 de setembro

– Devem se vacinar as crianças de um ano a menores de cinco

– É necessário apresentar a caderneta de vacinação e o cartão do SUS