Caminhos Águas e Matas é lançado oficialmente

Concluintes do curso de Turismo Rural

O turismo iraiense conta a partir de agora com um novo produto turístico: o roteiro rural Caminhos Águas e Matas. Lançado durante solenidade ocorrida na terça-feira,19, no auditório da Biblioteca Pública, o mesmo é a consolidação do Programa de Turismo Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), desenvolvido no município através de parcerias entre Emater-RS/Ascar, Sicredi e Administração Municipal.

O programa iniciou em agosto de 2018, aliando teoria e prática. No evento, os 12 participantes receberam o certificado de conclusão.

A chefe do Escritório da Emater de Iraí, Vanessa Dal Canton, destacou a trajetória do grupo e ressaltou que o roteiro é uma maneira de evidenciar ainda mais as belezas que o município possui.

Para o prefeito Antonio Vilson Bernardi, o lançamento do roteiro representa um marco na história de Iraí, um momento importante que contribuirá para impulsionar o turismo como um todo.

O evento também foi prestigiado pelo vice-prefeito Esequiel Tonial, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades, empresários e comunidade.

Divulgação

Durante o evento foi apresentado o material de divulgação do roteiro, que contempla visitação a 12 locais, o mesmo é composto por material impresso e um mapa dinâmico, o qual circulará em uma rede social.

Os interessados em obter os materiais ou mais informações podem entrar em contato com a condutoras locais Patrícia Rafaela Skonieski, (55) 9 9987- 3765 ou Gabriela Dalla Nora, (55) 9 9666-3982.

Conheça o roteiro

01. ANTIGUIDADES BERTIN

Museu rural localizado às margens da BR-386 na chegada de Iraí, próximo a entrada principal. Coordenado pela família de Eliziane e Carlos Bertin, que também integram a empresa embaladora de feijão.

02- CASA DO PASTOR

Casa de arquitetura suíça habitada pelo conhecido pastor da cidade, preserva sua identidade no local pela proprietária Edela Heydet Wartschow.

No local é servido um delicioso café típico alemão.

03- HORTALIÇAS KREBEL

Localizada na cidade de Iraí, a família Krebel mostra sua produção de hortaliças hidropônicas e demonstra sua rotina diária de cuidados com a plantação.

04- IGREJA NOSSA SENHORA DA SALETE

Conhecida tradicionalmente pela romaria em honra a Nossa Senhora da Salete e a Festa Italiana.

Recebe romeiros de toda a região. Momento de repouso e religiosidade.

05- MANGIARE SAPORE D´ITÁLIA

Localizada na Vila Salete, Elton Vendrame e família recebem grupos com um delicioso almoço italiano.

A família produz artesanalmente diversos tipos de licores e cachaça.

06-CAPITEL SANTO EXPEDITO

Localizado na Linha Fonte Fria a propriedade da Família Zílio, recebe a visita para momentos de oração, descanso e apreciação da sua história de fé.

07-RECANTO DA NATUREZA

Camping sobre a direção da Família de Angela Pesamosca na Linha Chagas, divisa com Alpestre. Oferece amplo espaço para acampar, refeições para grupos, trilha ecológica às margens do rio, pinguela, entre outros atrativos que estão sendo preparados.

08-SÍTIO VÔ TCHEO

Propriedade de Alceu e Sonia Mariza Menegusso. Apreciação de jardins, a harmonia das flores que encantam e acalmam. Caminhada pela propriedade com observação de pequenos animais. Degustação de embutidos produzidos na comunidade por agroindústria (ESD), queijo e sucos naturais.

09- SORVETERIA FELICITÁ

Sob a coordenação de Michele Pereira e esposo. Localizada em anexo ao AJ Termas Hotel possibilita a apreciação da natureza enquanto saboreia um refrescante e saboroso sorvete, tradicional ou em taças.

10- SÍTIO NOVO AMANHECER

Propriedade de Maria Ana Gottardo localizado na Linha Santa Dorotéia. Ponto de vendas de artesanato produzido localmente com ótimas opções para lembranças e presentes.

11- SÍTIO ESPERANÇA

Localizado na Linha Santa Maria Goretti, saída para Ametista do Sul, Pierina e Avelino Lira servem um delicioso café rural. O casal que é feirante apresenta sua propriedade com produção agroecológica e pode ainda acomodar famílias que queiram passar um dia ou um final de semana em contato direto com as lidas do campo.

12- MIRANTE DO LORENZO

Localizado às margens da BR-386, próximo ao trevo de acesso ao município.A propriedade de Jaqueline e Itacir Sichelero dispõe de uma linda e energizante paisagem. Com vista para o majestoso Rio Uruguai, o local possui uma energia contagiante e calmante ao mesmo tempo. A vista é maravilhosa do nascer ao pôr do sol.

Fotos: Foto Kehl

Turismóloga instrutora do Senar, Mirele Milani da Silva