Bernardi participa de reunião no Ministério Público do Estado

O prefeito Antonio Vilson Bernardi, acompanhado pelo consultor jurídico Clóvis José Magnabosco Filho, participou de uma audiência no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Na oportunidade, ambos foram recebidos pelos procuradores Fabiano Dallazen e Daniel Martini; ainda esteve presente uma comitiva de prefeitos representantes do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos (CIGRES).

Na pauta do encontro, a solicitação de recursos para investimento no CIGRES e também nos Municípios consorciados. O coordenador geral do Consórcio, Elton Tatto e o presidente, prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, apresentaram todo o trabalho desenvolvido e explanaram sobre a atuação do CIGRES, que atende 31 municípios do norte gaúcho, beneficiando aproximadamente 200 mil pessoas.

Os gestores também colocaram a necessidade do órgão em conquistar novos investimentos para melhorar ainda mais a sua atuação em conjunto com os municípios, nesse sentido foi solicitado o aporte de recursos para a aquisição de um carro 0km, um laptop, uma câmera fotográfica e um aparelho GPS para cada município integrante do Consórcio, além de treinamentos, capacitações e dois caminhões caçamba, para o CIGRES utilizar na coleta de resíduos sólidos.

A aquisição de um kit para cada município com todos estes equipamentos demanda de um investimento de aproximadamente 4 milhões de reais, montante esse que seria destinado pelo Ministério Público através de recursos do fundo de bens lesados. Segundo a direção do Consórcio estas aquisições viriam para melhorar significativamente a estrutura dos municípios em suas secretarias e departamentos de meio ambiente, agilizando ainda mais o trabalho a ser desenvolvido em conjunto, em defesa da natureza e da reciclagem, contribuindo para a sustentabilidade.

Segundo posicionamento dos líderes do Ministério Público, a definição sobre a destinação desses recursos deve acontecer no mês de maio. Além do grande número de prefeitos, estiveram presentes também no encontro o responsável pelo setor de projetos do CIGRES, Paulo Pedro Serafini e o ex-presidente do Consórcio, atual presidente da Emater/RS/Ascar, Edmilson Pedro Pelizari. O presidente Luiz Carlos Benedette agradeceu a presença de todos na audiência salientando a importância da união entre os Municípios para a conquista de avanços importantes para a região.