Balneário Oswaldo Cruz comemora 86 anos

Segundo registros históricos a fundação do Balneário Oswaldo Cruz ocorreu em meados do ano de 1917, em suas instalações provisórias. A construção de suas instalações atuais iniciou no ano de 1933, na administração do prefeito Vicente de Paula Dutra, inspirado nos traços do arquiteto francês Alfred D´Agache (Analyse des Projets Concernant L´Amenagement et L´Extnsion D´ Irahy, Etat de Rio-Grande-do-Sul, Paris, 26/01/1931), executado pelo engenheiro civil Antônio de Siqueira juntamente com a Comissão de Saneamento do Estado, no governo do general José Antônio Flores da Cunha. Inaugurado no dia 20 de setembro de 1935, a obra foi considerada na época, a única do gênero na América do Sul.
Nomeado em homenagem ao médico sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, o Balneário é considerado o “coração da cidade saúde”, sua estrutura, em concreto armado e formato cilíndrico, protege a Melhor Água Mineral do Brasil e 2ª Melhor do Mundo, em propriedades terapêuticas e medicinais, água natural mineral termal que jorra de uma fonte rochosa com vazão de 3,8 litros por segundo e possui temperatura de 36,5ºC.
Seu entorno é privilegiado pela natureza de forma singular, nesta época do ano o espetáculo é comandado pelas eminentes árvores históricas com seus galhos repletos de bromélias floridas, vasta sombra, o som dos pássaros e da água do sublime Rio do Mel, que corre nas proximidades e banha os pés de todos que visitam a carismática “Ilha dos Amores”.
A escultura da Pomona, divindade romana da abundância e dos pomares, esculpida pelo artista escultor gaúcho Vasco Prado, parece projetada para guarnecer o Bosque Sagrado. E a pinguela sobre o Rio do Mel, une de um lado a cidade e de outro a Reserva Florestal da Terra Indígena Iraí. Ainda é comum o tapete formado pelas flores amarelas e rosas dos ipes e a presença de pequenos animais que vivem nas imediações.
Imponente e distinto, o prédio do Balneário Oswaldo Cruz, permanece firme diante das incontáveis enchentes que o circundaram ao longo destes 86 anos, junto a sua história se misturam histórias de iraienses, em sua maioria, funcionários públicos municipais, que trabalharam e trabalham em prol da conservação e manutenção das atividades e instalações deste centro hidroterápico.
Para marcar a data, a Administração Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio realizou, na manhã da segunda-feira, 20, breve celebração ao ar livre, que teve por objetivo enaltecer a história e celebrar o momento especial com a comunidade iraiense. Estiveram presentes autoridades municipais como o Prefeito Antonio Vilson Bernardi, o Vice-Prefeito Esequiel Tonial, Secretária de Turismo, Indústria e Comércio Marcia Maristela Bernardi, secretários municipais, o Presidente do Legislativo Vereador Paulo Martins, Vereadores Jair Barros e Clério Larentis, além de lideranças locais e comunidade em geral.