Alunos participam de projeto de educação preventiva

Alunos da Escola Gaspar Silveira Martins durante encontro com o psicólogo

A Secretaria Municipal da Educação, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde, através do psicólogo do Núcleo de Apoio à Atenção Básica (NAAB), Elisio Rosa, está desenvolvendo um projeto de educação preventiva voltado aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais Dr. Vicente Dutra, da localidade de Santa Maria Goretti, Dr. Gaspar Silveira Martins, do bairro Vila Nova e Salgado Filho, da comunidade de Duas Pontes.

Nos encontros, realizados semanalmente, o profissional aborda questões relacionadas a prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas, como por exemplo, os malefícios da maconha, da nicotina, do álcool, tabaco, crack e cocaína. Fortalecer e incentivar valores essenciais, como: amor, gratidão, cidadania, humanidade, religião, disciplina, solidariedade e ética e abordar temas relacionados à adolescência também fazem parte do roteiro de discussões.

O psicólogo Elisio Rosa e o médico Marcelo Lopes Igansi desenvolvem  também o projeto Eu Sem Drogas, no qual seguem a mesma linha de abordagem.

A secretária municipal da Educação, Marlisa Guerra, destaca a importância deste trabalho. “Debater estas questões com os adolescentes é fundamental, pois são assuntos sérios e que também precisam ser abordados no ambiente escolar, para que desta forma, nossos alunos estejam preparados para enfrentar qualquer tipo de situação. Além disso, eles tornam-se multiplicadores de informações junto a família e amigos, pois prevenir é primordial.”

Psicólogo Elisio Rosa com alunos da E.M.E.F.Salgado Filho
Alunos da E.M.E.F. Dr. Vicente Dutra acompanhados do psicólogo Elisio Rosa