Administração Municipal prestigia inauguração de agroindústria

O prefeito Antonio Vilson Bernardi, o vice Esequiel Tonial, a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Marlisa Guerra e a secretária municipal de Administração, Fernanda Mior, prestigiaram no sábado, 20 de julho, a inauguração da J.D. Agroindústria, na Linha Progresso, interior de Iraí.

A agroindústria é de propriedade da família de Joel Vieira e destina-se ao processamento de mandioca. Durante a solenidade, Vieira agradeceu, primeiramente a Deus pela conquista, e também destacou que a união da família foi fundamental. Ressaltou ainda, o apoio da Administração Municipal, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, da Emater e da Sicredi.

O prefeito Antonio Vilson Bernardi parabenizou a família e desejou muito sucesso. Ressaltou ainda, que este exemplo serve como fonte de inspiração para outras famílias e que existe um vasto leque de produtos a serem comercializados pelos agricultores iraienses.

A solenidade contou ainda com a presença dos vereadores Paulo Martins, Raul de Andrade, Marcia Borella e Vladimir Giotti. Também estiverem no evento, o prefeito de Ametista do Sul e presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), Gilmar da Silva, o gerente-adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westpaheln, Cleomar de Bona, a chefe do Escritório da Emater de Iraí, Vanessa Dal Canton, técnicos do órgão, os seguintes representantes da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG: diretor executivo Márcio Girardi, diretor de operações Jaques Samuel dos Santos, gerente da agência de Iraí Rodrigo José Stefanello e  o gerente de negócios agro Renan Buriol, além de empresários e lideranças locais.

A agroindústria

O empreendimento começou a ser planejado no primeiro semestre de 2018, através de uma conversa entre Joel Vieira e o então engenheiro agrônomo do Escritório da Emater de Iraí, Fernando de Rossi. A partir daí, a Emater/RS-Ascar auxiliou a família em todas as etapas, desde a elaboração da planta, cadastro e inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), comercialização, boas práticas e na solenidade de inauguração.

Conforme o Escritório local da Emater, a família entrega semanalmente cerca de 200 quilos do produto, descascado e embalado, em estabelecimentos de Iraí e Ametista do Sul. Em função de possuir alvará sanitário a mesma está apta para realizar entregas em todo o Estado.

Fotos: Francieli Pereira – AI/PMI